
De autoria do historiador Cesar Campiani Maximiano, o Blog Monte Castello 44 objetiva trazer ao público um trabalho inédito de pesquisa sobre como se deram os primeiros combates travados pela Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial em suas tentativas de conquistar o poderoso baluarte germânico durante o inverno de 1944.
Este importante trabalho de História Militar é um grande passo para manter viva a memória de todos aqueles brasileiros que lutaram e morreram nos combates, sendo do interesse de historiadores, militares e também do público geral.
Utilizando-se de uma linguagem franca e acessível, sem contudo descuidar da parte técnica, o autor nos transporta para o centro dos acontecimentos e nos permite entender a real complexidade que consistia para a tropa brasileira enfrentar o veterano exército alemão na região dos Apeninos, sem dúvida uma inédita e imprescindível contribuição para a historiografia da FEB.
Poderia se ter optado em produzir um livro físico, mas sabendo as dificuldades do mercado editorial brasileiro, foi decidido disponibilizar seu conteúdo online e, assim, atingir uma quantidade muito maior de estudiosos, interessados ou até mesmo pessoas que ainda não têm ideia da grande epopeia que nossos soldados enfrentaram e assim contribuindo de maneira significativa para que a memória dos nossos feitos heroicos não se perca na bruma do tempo.
Para que isso seja viável foi criada a Vakinha, que consiste no levantamento de fundos necessários para poder tocar esse projeto adiante, que se dará através de um site no qual o conteúdo ficará disponível para todos aqueles que tiverem interesse em conhecer melhor esse importantíssimo evento.
A sua doação será necessária para que possam ser executados os trabalhos digitalização de mapas, digitação do livro com o consequente trabalho editorial, pagamento do domínio do site bem assim como sua manutenção nos primeiros meses. Tratam-se de serviços especializados para que o resultado final seja o melhor possível.
Acesse nossa vakinha virtual e contribua para o projeto: